Blog do Phil

Tecnologia e opinião

Ruby e o início de minha carreira

A linguagem Ruby foi um grande acontecimento em minha carreira. Carreira esta que só está começando. Justamente por estar no início, foi muito importante para que eu começasse a ter contato com coisas importantes, muito além da linguagem.

As primeiras linhas que escrevi em um projeto real foram códigos de teste. Esse foi o primeiro grande conceito que veio junto com a linguagem: o TDD. Logo no início tive contato Scrum e pair programming. Metodologias incríveis e que eu provavelmente não conheceria tão facilmente. Acredito que essa cultura de desenvolvimento ágil e inovação tem muito a ver com a comunidade Ruby. São pessoas geralmente abertas à ideias que possam melhorar o desenvolvimento de software. São desenvolvedores pragmáticos!

Isso tudo certamente -foi- está sendo bom pra mim. Eu já era muito ligado ao -movimento- “universo” open source e gostava bastante de Python, então foi muito legal começar a trabalhar com Ruby!

Conheci pessoas muito espertas que me influenciaram(e influenciam) na busca pelo conhecimento, não necessariamente na linguagem Ruby. Não acho que Ruby é a melhor linguagem do mundo, mas com certeza é uma das melhores para se conhecer. A verdade é que todos que trabalham ou vão conhecer a linguagem terão contato com conceitos muito importantes.

Recomendo a todos que deem uma chance ao Ruby. Para começar: http://www.ruby-lang.org/pt/– Site da linguagem em português http://groups.google.com/group/ruby-sp – Grupo de usuários Ruby de São Paulo http://tryruby.org/ – Try Ruby in your Browser http://rubyonrails.org/ – Ruby on Rails – Framework Web – Você precisa conhecer! =)