Blog do Phil

Tecnologia e opinião

As novidades do emesene

A versão em desenvolvimento do emesene, mensageiro instantâneo para redes Windows Live MessengerTM^, está cheia de novidades, como o suporte ao novo protocolo usado pela MicrosoftTMmsnp15. Se você teve algum problema para se logar, é por causa deste protocolo e as vezes dava problema até no Live MessengerTM^. image

Outra novidade é que as cores, e inclusive os gradientes, do MSN Plus! já estão disponíveis nesta nova versão(versões de testes). O suporte a webcams está avançando… você já pode visualizar a webcam de seu amigo =D (embora eu não tenha testado). Para testar as versões em desenvolvimento do emesene, você deve instalar o Subversion) que é um “controle de versões”. Para isto, abra seu terminal e digite:

Para quem usa Ubuntu ou Debian, etc:

#apt-get install subversion

Para quem usa Red Hat, Fedora:

#yum install subversion

Para obter obter o emesene-trunk(trunk é o nome dado a versões “não oficiais”) faça:

$svn co https://emesene.svn.sourceforge.net/svnroot/emesene/trunk/emesene/ emesene-trunk

Este comando copiará todo o código fonte do emesene e salvará na pasta emesene-trunk(criada com o mesmo comando). Em seguida: $cd emesene-trunk e $./emesene Você perceberá que não é muito conveniente ficar fazendo isso toda vez que for iniciar o programa. Então crie um lançador apontando para o emesene ;D. Para manter os códigos atualizados, você deve entrar na pasta emesene-trunk e digitar o comando svn up. Lembre-se que estas são versões em desenvolvimento e podem ser muito instáveis! Recomenda-se usar a versão dos repositórios da sua distro! Quem deseja estudar Python e a biblioteca PyGTK, vai se deliciar com esta belezura. Para mais informações sobre o desenvolvimento deste (ótimo) software, acesse: http://emesene.org/smf/ Até mais.

Comments