Blog do Phil

Tecnologia e opinião

O Construtor de interfaces Glade

Muitos de vocês, leitores, devem estar acostumados ao modo de desenvolvimento do Windows (VB/Delphi), oque me faz pensar que vocês odiariam ter que desenvolver uma interface gráfica somente em códigos. Pois bem, existem muitos programas que utilizam este método para construir interfaces: somente em código fonte. Isso pode ser muito bom, devido ao controle sobre o código-fonte, já que foi tudo construído por você mesmo, programador. Mas, como nem todo mundo tem paciência e disposição suficiente para construir interfaces gráficas via código, a maior parte das interfaces que serão criadas nos tutorias, serão feitas com o Glade.

Mas o que é o Glade?

O Glade é um programa para desenvolvimento de interfaces gráficas para GTK+(The Gimp Toolkit). Com ele, é possível criar interfaces independentes de códigos, para que possa haver uma separação de códigos e interface. Isso beneficia muito o programador(ou programadores envolvidos no mesmo projeto), já que é muito mais fácil corrigir erros modificando só uma área do programa- interface ou código-fonte. Além disso, não acostuma o programador a mexer nas duas coisas ao mesmo tempo- estética e funcionalidade(design e código). Acho que um programador não é obrigado a saber desenhar interfaces de usuários, já que o trabalho dele é programar, e não desenhar(desenhar é só um modo de falar, o programador é obrigado a saber várias coisas sobre acessibilidade, cores e etc). Com o Glade(ou outro GUI deste tipo), o trabalho pode ser muito bem dividido, aumentando a produtividade!

Imagens do software

Tela principal do
Glade Está é a interface do Glade 3. Do lado esquerdo temos a palheta de widgets(é como se chamam os objetos da interface), a direita temos a treeview dos widgets já criados, e abaixo disso temos as propriedades dos widgets. Glade em
ação. Um exemplo funcional. Explicarei mais afundo algumas coisas sobre o Glade, mas basicamente construirei interfaces nele e modificarei em pyGTK.

Comments