Blog do Phil

Tecnologia e opinião

IDEs para Python

Essa pagina é uma lista de IDEs para desenvolvimento em Python com uma pequena descrição das mesmas para que as pessoas possam decidir qual delas se adapta melhor aos seus requisitos. Essa listagem surgiu a partir de uma discussão ocorrida na lista python-brasil. O autor de opiniões pessoais é colocado entre parêntesis. IDEs são ambientes integrados para desenvolvimento de software. Atualmente eu uso o SPE, pois este atende todas as minhas necessidades além de ser muito estável e de fácil entendimento(Philip Sampaio).

Livres

Idlehttp://www.python.org – O IDLE vem com o Python. É feito com Tkinter e se você se acostumar pode lhe ajudar bastante. É bem simples de ser usado também.

SPEhttp://pythonide.blogspot.com/ – Desenvolvido com wxPython é livre e tem algumas funcionalidades interessantes. Tem wxGlade como plugin para desenho de telas gráficas.

Pidahttp://pida.berlios.de/ – É uma IDE desenvolvida com PyGTK e visa a integração com o Vim. Oferece recursos como project management, source code management, code browser, code refactor, profiler, debugger entre outros.

Eric4http://www.die-offenbachs.de/eric/index.html – Dos IDEs esse é o que mais gosto. Não é exatamente o que eu uso (OsvaldoSantanaNeto) mas acho que é o mais completo de todos. É feito com a biblioteca QT e se integra às ferramentas da QT e com outros softwares como o Bicycle Repair Man (refactoring) e TabNanny (verificação de indentações). O autor dos bindings python para o Qt4, lançou um instalador para windows que contém as bibliotecas e os programas de desenvolvimento do Qt4, o pyqwt e o Eric4, o que facilita bastante a instalação no windows. Segue o link para o instalador: http://www.riverbankcomputing.com/Downloads/PyQt4/GPL/.

Boa-Constructorhttp://boa-constructor.sf.net – Essa é a “única” IDE ao estilo RAD do Delphi/VB. Funciona com o wxPython na versão 2.4 e é acho que é a mais fácil de ser usada apesar de não promover boas práticas de desenvolvimento como a de separar lógica de negócios de apresentação (telas). As outras IDEs não possuem mecanismos para desenho de telas gráficas mas podem usar ferramentas como Glade e/ou wxGlade.

Eclipsehttp://www.eclipse.org – Diferente de todos os outros. Pesado, grande, monstruoso mas muito poderoso. É feito em Java e é ideal para desenvolvimento Java. Mas existem plugins para se desenvolver em Python com ele (e detalhe: atualmente é um brasileiro quem o mantém) que é o ppydev: http://pydev.sourceforge.net/

EasyEclipsehttp://www.easyeclipse.org/site/distributions/python.html

DrPythonhttp://drpython.sourceforge.net/ – usa wxPython. Criado para ser utilizado em escolas.

IPythonhttp://ipython.scipy.org/ – Um shell com muitos recursos, através das comandos “mágicos”. Bastante útil, modo texto apenas. Você pode usa-lo como um shell “acoplado” aos seus programas também.

KDevelophttp://www.kdevelop.org/ – IDE livre para GNU/Linux e outros *nixes-like.

PythonWinhttp://pywin32.sf.net/ – IDE que acompanha as extensões Win32 para Python (PyWin32). Oferece auto-completion e debugging, e tem recursos extras voltados à programação Windows (coletor de exceções para componentes COM criados, COM browser, geração de arquivos .py com informações sobre objetos COM (static dispatch), etc.).

PythonCardhttp://pythoncard.sourceforge.net – é uma GUI para construção de aplicações multiplataforma em Windows, Mac OS X e Linux, usando a linguagem de programação Python. O lema de PythonCard é “coisas simples devem ser simples de fazer e coisas complexas devem devem ser possiveis”. É a ferramenta para quem deseja desenvolver aplicações gráficas de maneira rápida e fácil, com um mínimo de esforço e codificação; simples mas poderoso. Utiliza a biblioteca wxPython, mas separa a lógica do código da apresentação utilizando um tipo de arquivo de definição de recursos. (RômuloCampelo – 08/04/2005)

TruStudiohttp://trustudio.unipro.ru e http://sourceforge.net/projects/trustudio – Esta IDE é um plugin para o Eclipse (mais informações sobre este acima), tornando o suporte a PHP e Python bem mais completo e poderoso.

PyScripterhttp://mmm-experts.com/Downloads.aspx?ProductId=3 – Acompanha o conjunto de componentes python para Delphi (embora não requira que o Delphi esteja instalado para funcionar). Suporta debugging, auto-completion, navegação no código entre outros recursos. Na versão atual (3.31) o instalador parece ter um problema pois abre a IDE durante a instalação, diz que não pôde localizá-la e não cria um atalho, porém você pode criar um a partir do pasta onde foi instalada (geralmente C:Arquivos de ProgramasPythonForDelphi).

PyPEhttp://pype.sourceforge.net/index.shtml – Não se trata de um IDE propriamente dito, mas é um editor Python, leve, funcional e rico em recursos interessantes e multiplataforma. Além disso, é desenvolvido utilizando wxPython.

Proprietários

Winghttp://www.wingware.com – Das IDEs proprietárias essa é uma das que mais gosto ( OsvaldoSantanaNeto ). A empresa wingware recentemente lançou o wingide101 para auxiliar no ensino de python e é uma versão com menos recursos que as versões professional e personal, mas que tem funcionalidades interessantes, como depurador gráfico, shell interativo. Segue o link: http://wingware.com/wingide-101/index

Komodohttp://www.activestate.com – Essa é outra IDE bem poderosa também. Trabalha com outras linguagens além de Python e roda em Linux e Windows. Existe uma licença gratuita que pode ser usada para aprendizado.

BlackAdderhttp://www.thekompany.com/products/blackadder/ – Feita pelo pessoal que desenvolve o KDE.

Editores de texto

vimhttp://www.vim.org/ – Esse é o que eu uso ( OsvaldoSantanaNeto ). Tem em todo GNU/Linux e é altamente configurável.

Emacshttp://www.gnu.org/software/emacs/emacs.html – Esse editor é muito difícil de se usar (assim como o vim também), mas uma vez que se aprende a usá-lo ele pode se tornar uma IDE Python poderosíssima, principalmente em modo Python (http://sourceforge.net/projects/python-mode/). Mais “Emacs Goodies” em http://www.python.org/emacs/ ou na propria Wiki em PythonComEmacs.

SciTEhttp://www.scintilla.org/SciTE.html – Excelente editor de textos voltado para programação. Suporta uma grande lista de linguagens, pode rodar e debugar os programas, é fácil de usar e é muito configurável. Disponível para Windows e X (ambiente gráfico dos UNIXes).

jexthttp://www.jext.org/ – Muito bom editor! Suporta muitas linguagens e possui plugins para Python (executar, por exemplo).

joehttp://sourceforge.net/projects/joe-editor/ – Editor de texto para dinossauros -) Utiliza os mesmos comandos do WordStar, SideKick, etc. Disponivel via apt-get e emerge. (NiloMenezes).

Uma lista com outros (muitos) editores podem ser encontrados em http://www.python.org/moin/PythonEditors

Autor:Eduardo De Oliveira Padoan

Este texto foi retirado do site PythonBrasil.org, modificado por Philip Sampaio e está disponível sob os termos da Creative Commons Attribution 2.5 exceto quando explicitamente especificado outra licença.

Comments